quinta-feira, 17 de abril de 2008

Logotipo das Olimpíadas da China

Sempre tive curiosidade em saber o significado do logotipo das Olimpíadas da China 2008, o significado ainda não sei, mas sei como tiveram a idéia:

3 comentários:

Anônimo disse...

http://portuguese.cri.cn/215/2006/10/27/1@54248.htm

Significado da emblema, ícones, mascotes da Olimpíada 2008

2006-10-27 13:34:43 cri

Este espaço "pergunte o que quiser" é especialmente dedicado para o nosso querido ouvinte José Gomes da Silva, falando sobre emblema, ícones e mascotes da olimpíada 2008 a ser realizada em Beijing.

A emblema da Olimpíada 2008, titulada "Selo Chinês -- Beijing Bailando", foi divulgada no dia 3 de agosto de 2003. Ela toma a forma do tradicional selo chinês vermelho com um único caracter, junto às palavras de "Beijing 2008" escritas a pincel em alfabeto latino.

O selo chinês caligráfico das Olimpíadas de Beijing 2008 tem um significado muito importante. Os que o selecionaram têm a esperança de que a emblema possa contribuir para o rejuvenescimento da caligrafia chinesa, uma arte que tem existido durante 5.000 anos.

A caligrafia chinesa mostrou de novo sua participação nos Jogos Olímpicos de Beijing através da publicação dos ícones comemorativos do evento desenhados ao estilo dos tradicionais selos chineses.

O conjunto de 35 ícones, em que são representadas todas as modalidades oficiais do evento, utiliza as grafias próprias dos selos chineses como base, para incorporar o encanto pictográfico da tradicional escritura em ossos ou carapaças de tartaruga e o estilo próprio dos bronzes chineses, junto à simplificação das modernas artes gráficas.

"Os desenhadores retomaram as experiências dos anteriores Jogos e se inspiraram na cultura tradicional chinesa para elaborar os ícones", disse Zhang Ming, funcionária do Comitê Organizador Olímpico de Beijing.

"Os pictogramas representam claramente os esportes do evento, impregnando-os de simplicidade e características chinesas", indicou a responsável na cerimônia de apresentação dos ícones.

O desenho dos ícones tem sido realizado de forma conjunta pelos professores e estudantes da Academia Central de Belas Artes da China e a Escola de Belas Artes da Universidade Qinghua.

"Os ícones e o logotipo dos Jogos Olímpicos são da mesma arte, estão estreitamente relacionados", explicou Hang Hai, um dos desenhadores.

Beijing apresentou no dia 11 de novembro de 2005, data da contagem regressiva de 1.000 dias para a cerimônia do grande evento esportivo mundial, o grupo de cinco mascotes que simbolizará os Jogos Olímpicos de 2008.

As mascotes que mostram as características de quatro dos animais mais populares da China - peixe, panda gigante, antílope tibetano e andorinha - e a chama olímpica, foram apresentadas durante um megaevento no Ginásio dos Trabalhadores de Beijing. É a primeira vez que mais de três imagens serão empregadas como mascotes olímpicas.

"Decidimos apostar em cinco mascotes, pois acreditamos que nenhuma imagem pode sintetizar a diversificada cultura chinesa", disse Han Meilin, chefe do grupo de designer's .

Cada uma das mascotes da Olimpiada de Beijing tem um nome rítmico de duas sílabas, uma forma tradicional de expressar afeto às crianças na China. Beibei é o peixe, Jingjing é a panda, Huanhuan é a chama olímpica, Yingying é o antílope tibetano e Nini é a andorinha.

Quando os nomes se unem - Bei Jing Huan Ying Ni -, eles dizem "Beijing dá boas vindas a você".

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, enviou uma carta de congratulações para o nascimento das mascotes, dizendo:

"A China é tão afortunada que possui uma infinidade de animais para representar o espírito olímpico. Gosto de todos eles. Creio que o grupo das mascotes - peixe, panda, chama, antílope e andorinha - será extremamente popular e ajudará a propagar as mensagens olímpicas ao mundo. Vocês tem tocado meu coração com sua escolha".No final, Rogge manifestou sua confiança de que os cinco bonecos toquem o coração do mundo.

Os cinco elementos da natureza - o mar, a floresta, o fogo, a terra e o céu - podem encontrar-se em formas estéticas que representam as profundas influências tradicionais da arte folclórica e da ornamentação chinesa.

Cada uma das mascotes também simboliza uma virtude diferente: prosperidade, felicidade, paixão, saúde e sorte.

Anônimo disse...

http://portuguese.cri.cn/215/2006/10/27/1@54248.htm

Anônimo disse...

http://portuguese.cri.cn/215/2006/10/27/1@54248.htm